Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curso de Cultura Geral - 2ª temporada


Regressa hoje (21 Janeiro, 23.15) à RTP2 o Curso de Cultura Geral, de que sou autora e apresentadora.  A estrutura do programa mantém-se: três convidados discutem sobre experiências de cultura, objectos, autores, obras de arte que foram importantes na sua construção pessoal.

Nessa discussão interrogam a noção de cultura geral, os encontros, detonações, acasos felizes e férteis.  São pessoas de diferentes áreas, (um sociólogo, um gestor, uma curadora de documentários, uma antropóloga, escritores, realizadores, professores...), faixas etárias variadas, duas brasileiras, uma russa, portugueses, que trazem para a esfera da conversa elementos tão singulares como as suas personalidades.

De uns, vêm viagens, de outros a música (de Chico Buarque e Bach), a aventura de ler Grande Sertão: Veredas em voz alta, fala-se de obras de banda-desenhada, clássicos de Dostoievski e Tolstoi, feminismos de Virginia Woolf ou Chimamanda, experiências de carácter nacional, como passar pelo 25 de Abril durante a juventude.



Um dos convidados da segunda temporada do Curso de Cultura Geral, aponta A Cartuxa de Parma como um dos livros da sua vida. Considera que cada um de nós é uma espécie de Fabricio Del Dongo que todos os dias cruza “a batalha de Waterloo” que é a vida, sem compreender o que se passa. É capaz de ter razão. O paralelo estabelecido faz-nos pensar no lugar da cultura na nossa vida. Que coisas podemos aprender num romance como o clássico de Stendhal? Como é que isso nos ajuda a encontrar o ímpeto necessário ao dia seguinte, à batalha permanente? E como é que a não-compreensão fomenta a criação de cultura?



Uma vez mais, a paridade de género foi tida em conta, mantendo o mesmo número de mulheres que o de homens na escolha dos convidados no conjunto dos 13 programas; e novamente há uma mistura de pessoas conhecidas do grande público e outras anónimas.

A entrada neste Curso é livre e a aprendizagem e partilha de ideias são altamente encorajadas. Seja bem vinda/o!

 

 

Em destaque

Entradas recentes