Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anabela Mota Ribeiro

(Quase) Toda uma Vida - Celeste Rodrigues

26.05.17

“Sozinha de ilusões naveguei em barco parado no rio, despida de emoções atraquei no cais do meu vazio. Foram levadas pelo vento dos sonhos que outrora tive. Por isso canto no fado aquilo que minha alma vive. Ontem fui, hoje não sou, menos serei amanhã. Sinto que a minha sombra vai fugindo apressada. Está tão cansada de mim e eu dela estou cansada.” 

Celeste Rodrigues escreveu estas quadras, que a dizem com exactidão. É fadista. Podia não ter sido artista de variedades, como dantes se usava na carteira profissional, não podia não cantar. Em casa, cantavam, muito, desde sempre. Cantavam como quem partilha, comunica, está. Mais do que a irmã, Amália, é a voz da mãe que elogia como a mais bonita do mundo. 

Nasceu na Beira há 94 anos. Continua a fazer espectáculos no mundo todo, e a cantar em casa, pelo prazer que lhe dá. O seu bisneto mais novo aprendeu a tocar guitarra só para a acompanhar. 

É com ela que vou falar no próximo (Quase) Toda uma Vida, no Centro Cultural de Belém, dia 3 de Junho (sábado), às 17h, sala Sophia de Mello Breyner Andresen. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).