E passaram dois anos, dois anos de blog
Gosto do mês de Maio, das nespereiras carregadas, do manto cor de jacarandá que cobre Lisboa, dos primeiros dias de calor. Gosto da Vanda do filme de Pedro Costa a dizer que Maio é o mês de Nossa Senhora e da Vanda.
E agora, Maio é o mês de celebração do meu blog.
Quando comecei a disponibilizar o meu arquivo, fiz as contas por alto e percebi que, pondo um texto por dia, demoraria cerca de dois anos a partilhá-lo integralmente. Bate quase certo. Quase tudo o que fiz está no blog. Então, como agora, dou-me conta de que a qualidade é irregular, o interesse é inconstante, há erros, imprecisões, remendos a ser feitos. Mas esta é quem eu sou, quase 20 anos depois de ter começado a fazer perguntas.
Sou imensamente grata aos entrevistados, aos leitores, aos meus interlocutores nos jornais (e destaco o Público e o Jornal de Negócios, com quem tenho colaborado regularmente nos últimos anos), aos artistas plásticos que aparecem cada mês com uma imagem de fundo, à equipa do Sapo pelo acolhimento, apoio e entusiasmo.
É espantoso pensar que nestes dois anos houve mais de um milhão de visualizações, mais de meio milhão de visitas (para ser precisa: 1,034,539 visualizações, 555,606 visitas). No Facebook, os números também são generosos: mais de 10 300 seguidores, 1200 no Instagram, quase 500 no Twitter.
Muito obrigada.
E agora a lista dos 10 mais lidos:
1º Rui Nabeiro
5º Alexandre Soares dos Santos
6º Miguel Esteves Cardoso e Maria João Pinheiro
7º Nuno Markl
10º Rui Moreira