Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anabela Mota Ribeiro

(Quase) Toda uma Vida - Adriano Moreira

22.10.18

Fechamos o ciclo de conversas (Quase) Toda uma Vida com Adriano Moreira, no CCB, dia 25 de Novembro, às 17h.

Transmontano, nasceu há 96 anos. Advogado, político, professor. Licenciou-se em Direito em 1944. As ciências políticas e as relações internacionais são desde sempre áreas privilegiadas do seu estudo, magistério e acção pública. Político, foi ministro do Ultramar entre 1961 e 1963, deputado do CDS e presidente do partido em diferentes períodos depois de 1974. Tem uma obra vasta, recebeu numerosas distinções em Portugal e no estrangeiro, ocupou cargos importantes; é, como diz, "doutor em não sei quantas coisas". 

Disse numa entrevista: "Nasci numa família muito pobre. Sei muito bem como é que vivem os pobres.  O que fiz [politicamente] não obedece a esquerda ou a direita. Obedece à escala de valores que aprendi em criança. Uso muitas vezes a expressão: os valores são o eixo da roda. A roda corre todas as paisagens. O eixo acompanha a roda, mas não anda."

Desde 2015, Adriano Moreira integra o Conselho de Estado. Vai trabalhar todas as manhãs para o seu gabinete na Academia das Ciências, a dois passos do liceu onde estudou. 

 

O ciclo QTUV começou em Janeiro de 2017 e ouviu dezenas de pessoas que se destacaram em diversas áreas da vida portuguesa, com idade superior a 75 anos. Escutá-las, e o registo do seu testemunho, a cargo da realizadora Cláudia Varejão, foi uma forma de guardar o século XX português.  Sou grata ao CCB, em particular a Elísio Summavielle, por acolher este meu projecto e acreditar na importância da História contada na primeira pessoa.