Seis Propostas para este Milénio - Começar e Acabar
Existe um problema em terminar esta série de conversas que parte das 6 Propostas para o Próximo Milénio de Italo Calvino. Em rigor, a 6ª Proposta nunca existiu. Este conjunto de conferências, preparadas pelo escritor italiano para a universidade de Harvard, não chegou a ser apresentado devido à morte súbita do autor, em 1985.
Porém, o texto definitivo de cinco delas, Leveza, Rapidez, Exactidão, Visibilidade e Multiplicidade, estava concluído. Faltava a 6ª, que, no plano escrito à mão por Calvino, devia ser sobre Consistência. A sua mulher diz que ele contava escrevê-la já nos Estados Unidos e que se referia a um livro de Herman Melville.
Nesta edição portuguesa, sobre a qual trabalho, acrescenta a propósito de Começar e Acabar: “Trata-se da elaboração, provisória mas completa, da conferência inicial; este texto será depois excluído, mas grande parte do material estava destinado a confluir na sexta lição, que ficou incompleta, Consistência”.
Ou seja, Luísa Semedo, professora de Filosofia, Tatiana Salem Levy, escritora, este texto exprime de forma eloquente a dificuldade em começar e acabar...
Na RTP3, dia 26 Nov, 20h. Fotografias de Estelle Valente.